Ciência Noética


  Mais uma vez enquanto eu lia Dan Brown,O Símbolo Perdido,me deparei com um tema ao qual me aguçou a curiosidade,o que me levou a pesquisar mais a fundo e compartilhar com os meus leitores um pouco sobre este assunto fascinante.
  Sendo uma ciência recente,a noética tem intrínseco em seus objetivos e objetos de estudo matérias que já foram suscitadas por correntes filosóficas de outrora, estas que intimamente se ligam as tradições religiosas ao redor do mundo. No Ocidente, as teorias filosóficas da Grécia antiga influenciaram fortemente a noética, tendo em vista os estudos travados a época sobre a consciência, do conhecimento e do “eu”.
  Cada vez mais as pessoas se interessam por temas referentes à cura pela fé, ao poder da oração, ao papel do potencial mental no desaparecimento de doenças como o câncer, em experiências pós-morte, nas quais alguns enfermos atravessam o espaço que conduz a outra dimensão e retornam à vida, entre outras apaixonantes e intrigantes questões.
  A Noética é um dos novos ramos da Ciência que pretende, através do método teórico-experimental, descobrir as respostas para várias destas indagações milenares; ela busca inclusive, por meio de inúmeras experiências científicas, comprovar a existência da alma e da vida depois da morte. Visando este fim, diversas práticas experimentais procuram mensurar a relação mútua entre consciência e corpo físico.
   A noética (do grego nous: mente) é uma disciplina que estuda os fenômenos subjetivos da consciência, da mente, do espírito e da vida a partir do ponto de vista da ciência. Como conceito filosófico, em linhas gerais define a dimensão espiritual do homem.
  O Instituto de Ciências Noéticas é uma fundação direcionada para a realização de pesquisas que abordam os temas acima delineados, concedendo subsídios para pesquisadores e estudiosos destes assuntos. O objetivo é atrair o interesse de outros investidores que também optem por financiar acadêmicos neste campo e, assim, ampliem a quantidade de estudos e projetos que se enquadram na esfera da Noética, acelerando o ritmo de desenvolvimento desta ciência do futuro.
   Enquanto isso, diversas perguntas permanecem ainda sem respostas definitivas, comprovadas cientificamente, entre elas o significado e o mecanismo de funcionamento da intuição; a relação entre o poder de criação e o potencial mental ainda não desenvolvido; o papel das experiências extra-sensoriais no dia-a-dia do Homem; de que forma o ser humano pode encontrar sentido na sua existência, entre outros inúmeros questionamentos.
  O instituto foi criado pelo astronauta Edgar Mitchell, tripulante da Apolo 14, em 1973, depois de uma vivência pessoal com questões que envolvem a relação entre mente, matéria e espírito, os quais ele acredita que estão integrados em uma Unidade. A partir desta experiência ele intuiu que deveria aprofundar os conhecimentos sobre a consciência do Homem e entender melhor as forças em ação nestas correlações.
  Historicamente o Homem se debate, nas mais antigas tradições culturais, espirituais e religiosas, com a tese da divindade interior, do Deus dentro de cada um, perpetuada inclusive pelo Cristianismo. Daí a Noética postular a importância do ser se voltar para si mesmo, descobrindo cada vez mais sobre seu ‘eu interior’, despertando desta forma seu potencial divino. Esta ciência acredita que deste processo advém a futura transformação da Humanidade, baseada no resgate de valores por muito tempo sepultados na poeira do tempo, agora vistos à luz de uma nova compreensão.
     Será que agora, finalmente, a ciência e a religião vão andar juntas?
    Tudo o que um dia poucos dos cientistas e religiosos sonharam pode e está acontecendo. Agora é só esperar, e as duas estarão mais juntas do que nunca.

Fonte
http://www.infoescola.com/ciencias/noetica/
http://www.nerdssomosnozes.com/2010/06/ciencia-noetica-e-seus-misterios.html

Um comentário:

Benito de Andrade disse...

Amiga Sônia.
Estou de volta à sua página - e voltarei sempre com redobrado prazer - para dizer que ainda é muito cedo para mensurar (se é que isto pode ser feito) os resultados da teoria noética no que concerne o alcance dos objetivos propostos. É bem verdade que tem lá suas bases na filosofia metafísica e foi fortemente influenciada pelo pensamento de alguns filófos gregos da antiguidade, porém o que é teoria não se encaixa no perfil de Ciência propriamente dita. Por enquanto percebo a Noética como uma tentativa de explicar fenômenos tidos como sobrenaturais no laboratório das especulações.
Misticismo?
É esperar para ver.
Receba o meu fraternal abraçoe votos de semana feliz.
Obs: No próximo dia 8 o nosso blog estará completando um ano de existência. Peço que aceites o meu convite para nos dar a alegria da visita.